top of page

Youtubersgate: Monark é censurado pelo Ministro Alexandre de Moraes.

  • Writer: Thiago Barbosa
    Thiago Barbosa
  • Jun 15, 2023
  • 2 min read

Em mais um episódio da série do Sociedade Inteligente, conheça um personagem que trocou de lado, dos canceladores para os cancelados.

Monark está sendo perseguido por Alexandre de Moraes e pelo establishment censurador da esquerda. A despeito de que você concorde ou discorde das opiniões dele, o fato é que hoje ele é mais um alvo de perseguição do Ministro do STF. Mas a caça ao ex-youtuber não começou agora. Em um evento no qual ele debatia com MBL e Tabata Amaral, Monark realizou uma declaração que foi interpretada como apologia ao nazismo.


Em participação com Kim Kataguiri e Tabata Amaral, Monark defendia uma liberdade de expressão mais ampla, e alegou que pessoas deveriam ter o direito de criar uma agremiação (de extrema esquerda) como o nazismo, já que havia autorização para a existência política de ideologias tão nefastas como o comunismo. A fala foi deturpada como se o youtuber estivesse defendendo a causa nazista.


Após o episódio, Monark passou pela máquina do cancelamento da internet em uma proporção que chegou próxima ao outro youtuber Chief da Xbox Mil Grau. Teve suas redes sociais banidas e o canal Flow Podcast, do qual fazia parte, o expulsou para evitar que fosse cancelado de igual forma. Os deputados Kim Kataguiri e Tábata Amaral repudiaram a fala, entendo que toda liberdade de expressão tem limite.


Cancelado e impedido de atuar no Youtube, Monark encontrou guarida em outra plataforma concorrente, de menor repercussão, mas maior liberdade para falar: o Rumble. Um site de vídeos semelhante ao Youtube, e que ganhou proeminência com influenciadores de direita americanos usando a plataforma. Assim, Monark continuou sozinho seu trabalho, realizando podcasts com personalidades mais da direita.


Porém, Monark sempre teve a ideia de fala livre e dar liberdade aos seus entrevistados. Assim, muitas opiniões polêmicas são proferidas em seus programas. Com isso, a perseguição continuou, porém de forma jurídica, já que não era mais possível cancelar as redes do influenciador. E isso culminou no episódio de ontem. O Ministro do STF, Alexandre de Moraes decidiu que as redes sociais do Monark devem ser suspensas, e ele estaria proibido de proferir "fake news" em seus programas. Ou seja, ele não poderia falar aquilo que fosse considerado mentira por sabe-se lá quem.


Ontem, em entrevista a Lucas Pavanato, Monark se manifestou sobre a decisão de Moraes. Ele falou que não sabe até quando poderá exibir seus programas e nem até onde pode falar. Monark alegou que a decisão genérica do Ministro do STF denuncia como o país vive em um estado de exceção e que existe hoje informalmente o crime de opinião. Até o presente momento, o canal Monark Talks do Rumble foi acessado pelo SI via uso de VPN.


Siga as redes sociais do Sociedade Inteligente para sempre saber quando sair um novo artigo: Facebook, Instagram ou Twitter.

Comments


Desde 2021 - By Spartan

bottom of page