top of page

O Sistema Contra-Ataca: Após sucessivas derrotas no Congresso, a retaliação está começando.

  • Writer: Thiago Barbosa
    Thiago Barbosa
  • May 3, 2023
  • 2 min read

Operações contra a direita, mais prisões e mais autoritarismo. O sistema é foda, parceiro.

ree

A direita está muito, mas muito longe de poder comemorar até mesmo suas vitórias. Porém, após sucessivas derrotas impostas ao lado errado do muro, a retaliação dos donos do poder era uma questão de tempo. Retrocesso na taxação direta de compras internacionais, independência do Banco Central (BC) que sustenta os juros no patamar adequado, instauração da CPMI do 8 de janeiro, CPI do MST, e ontem o fracasso na tentativa de passar às pressas a legalização da censura no Brasil. Tudo isso não poderia ficar impune.


O PT quer aplicar as mesmas burrices que foram tentadas na Argentina e deixaram o país simplesmente sem dólares. A taxação de compras internacionais até 50 dólares, e trapalhadas de Haddad e Janja, levaram o governo atual a sofrer uma derrota vergonhosa de ter que retroceder no seu posicionamento e abortar publicamente um plano. Além disso, a pressão da esquerda sobre o BC para forçar o juros para baixo está imensa. Contudo, Campos Neto, Presidente da instituição, mantem-se irredutível e firme (posição que é um dos sustentáculos que seguram a economia em meio a alta de impostos e inchamento estatal).


Além disso, no Congresso as derrotas são mais fortes politicamente. A CPI do MST e a CPMI do 8 de janeiro são flagrantemente penais a Lula e seus aliados. Enquanto a primeira é feita na Câmara dos Deputados, onde Lula tem maior dificuldade de manobrar, promete acertar em cheio o grupo terrorista invasor de terras, a segunda é ironicamente uma derrota forte após o governo fazer de tudo para que não acontecesse, e ainda mais após as imagens do 8 de janeiro reveladas em meios de televisão e internet.


Por último, a derrota da legalização da censura no Brasil. Ontem, após horas de negociatas, após o Presidente da Câmara, Arthur Lira (PL-AL), colocar o tema para votação, acreditando que seria aprovado, o relator sentiu o baque da derrota iminente. Orlando Silva (PCdoB-SP) recuou e decidiu solicitar a retirada da votação. Lira, afeto à aprovação, vendo que seria derrotado o projeto, atendeu ao pedido e cancelou a votação. Apesar do fantasma do PL2630 ainda pairar sobre todos os brasileiros, não foi dessa vez, mesmo com forte pressão de jornais, políticos e do Judiciário.


Assim, quando o lado do poder sofre derrotas, a resposta autoritária vem. E hoje, baseada em um inquérito flagrantemente ilegal e inconstitucional, a Polícia Federal, agindo como verdadeiros capangas de Alexandre de Moraes, partiram para o ataque. Houve a prisão do militar que foi ajudante de ordem de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, e busca e apreensão na casa do ex-Presidente da República. Esse é mais um capítulo que se inicia na republiqueta de araque chamada Brasil.


Siga as redes sociais do Sociedade Inteligente para sempre saber quando sair um novo artigo: Facebook, Instagram ou Twitter.

Comments


Desde 2021 - By Spartan

bottom of page