Homem solta bombinha na frente do Consulado da China e gera nota da entidade.
- Thiago Barbosa
- Sep 18, 2021
- 1 min read
Updated: Sep 20, 2021
O ato ocorreu na última quinta-feira, dia 16, e gerou revolta de diplomatas chineses que exigem punição exemplar.

Câmeras filmaram um homem de roupa preta, máscara (em respeito às regras da pandemia) e boné. Ele teria supostamente tirado uma bombinha do bolso e soltado o item na direção do Consulado da China no Rio de Janeiro. O evento foi na quinta-feira, dia 16 de setembro, e transcorreu sem feridos ou dano grave a qualquer patrimônio.
Apesar do evento insignificante, a unidade diplomática chinesa emitiu uma nota condenando veementemente o ocorrido, e exigindo severa investigação e punição do autor. Veja abaixo a nota do Consulado.

CONTEXTO
O ocorrido na quinta-feira é um ato que se manifesta em meio à denúncias de abusos por parte da China tanto na América do Sul, quanto no Brasil. Autoridades e ex-membros do governo brasileiro (retirados de seus cargos) alegam franca interferência chinesa na política e soberania nacional, principalmente com olhos voltados para a tecnologia 5G. A chinesa Huawei é a empresa que promete fornecer a tecnologia para o Brasil, porém é acusada nos EUA e em outros países por fornecer dados e cometer espionagem em favor do governo de Pequim.
Comments