7 de setembro: 200 anos de Brasil.
- Thiago Barbosa

- Sep 7, 2022
- 2 min read
A despeito da desconstrução feita sobre a memória do nosso país, o Brasil completa 200 anos como nação independente de Portugal. Acompanhe como foram as celebrações.

A independência de uma nação não é a total autossuficiência da pátria, mas a busca para trilhar um caminho novo e independente de amarras passadas. E talvez essa seja a maior semelhança entre o 7 de setembro de 2022 e o 7 de setembro de 1822. Em 1822, D. Pedro I via as amarras ultrapassadas e frágeis de Portugal como algo que não atendia mais às aspirações do território ultramarino que ainda era basicamente tratado como colônia. Em 2022, Jair Bolsonaro vê as amarras ultrapassadas e frágeis das antigas forças políticas representadas pelo ex-presidiário Lula e seu antigo "opositor" Alckimin que não atendem (e talvez nunca atenderam) as aspirações do Brasil que é tratado por essa velha classe política como apenas uma fonte de riquezas para serem sugadas.
Com esse ensejo, o 7 de setembro foi celebrado por todo o país nessa quarta-feira. Uma data emblemática com manifestações à altura. Começando pela capital da pátria, Brasília viu um verdadeiro mar de pessoas irem acompanhar o desfile cívico com várias pessoas civis e militares desfilando orgulhosas perante o líder da nação, Presidente Bolsonaro. A inovação do ano ficou por um desfile de belos tratores em homenagem ao agronegócio brasileiro. Os militares por sua vez, passaram em respeito ao seu Chefe Supremo com seus equipamentos e marcialidade no desfilar. O show à parte ficou para a Força Aérea Brasileira que fez um desfile aéreo excelente. Aeronaves de combate, transporte, bombardeiros, aeronaves de treinamento e a esquadrilha da fumaça que dispensa comentários. Veja imagens:


O desfile em terra também contou com blindados do Exército e carros da Polícia Federal. No momento em que os carros da PF passaram em frente ao público, a multidão não se conteve e gritou unanimemente: "Prende o Lula, prende o Lula!" Veja o vídeo do momento.
Além dos desfiles cívicos, manifestações por liberdade e contra autoritarismos de integrantes Supremo Tribunal Federal e outros membros do Judiciário foram a tônica do 7 de setembro. Quem conseguiu capitalizar foi o atual Chefe do Executivo, Jair Bolsonaro que participou do desfile na capital federal, e depois seguiu à antiga capital, Rio de Janeiro para mais desfiles e manifestações.
Rio de Janeiro





Porto Alegre

São Paulo



Belo Horizonte


Recife
Salvador
Belém



![[EDITORIAL] Direita brasileira: Uma tribo com muitos caciques.](https://static.wixstatic.com/media/fe517f_ce04c363a69945cfaaa945abd71593fd~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/fe517f_ce04c363a69945cfaaa945abd71593fd~mv2.png)


Comments